O marketing pessoal é a maneira que você promove a sua imagem e a sua reputação, a forma que você é percebido pelas pessoas do seu meio. Se bem aplicado, ajuda muito a construir uma carreira bem sucedida, além de bons relacionamentos profissionais. Valorizando os seus diferenciais, o marketing pessoal te ajuda a conquistar melhores empregos, negócios e até receber promoções no seu trabalho, por isso ele é tão importante e sua aplicação é fundamental em tempos tão competitivos como o que vivemos.
Costumo dizer sempre que na vida tudo é uma questão de equilíbrio. Com o marketing pessoal, a mesma coisa. Eu já acompanhei pessoas que transitaram sobre os dois extremos e sabemos bem qual o seu resultado na prática: quando demais, fica forçado e até chato, e quando de menos, perdem-se oportunidades.
Principalmente na área profissional, que é o meu foco de atuação, vemos a cada dia o quanto é importante deixar que as pessoas saibam das nossas habilidades, nossas entregas e em quê somos referências. Isso abre portas. Mas não basta só sair jogando isso aos ventos: é preciso ter estratégias.
O que você quer que as pessoas saibam sobre você? Qual seu objetivo em relação a isso?
Por exemplo, se o seu objetivo é ser uma referência na sua área, uma boa dica é aproveitar a visibilidade das redes sociais para divulgar o seu conteúdo, de forma que possa ajudar as outras pessoas com o seu conhecimento, primeiramente, para que depois você seja lembrado e consultado na sua área. Se você almeja uma promoção no trabalho e não “vende” os resultados ou o que você entrega, dificilmente isso ficará claro para as outras pessoas, aliás, pode até ser que eles achem que não foi você quem entregou tal resultado.
“Quem não é visto, não é lembrado”
É desconfortável para muitas pessoas ter que aplicar técnicas de marketing pessoal no mundo do trabalho, mas eu reforço que é essencial, mesmo que se gaste um pouco (ou muito) de energia nesse tipo de conhecimento.
Assim como um produto, você precisa se “vender”. Mas, lembra do equilíbrio?! Oferta o tempo todo é chato. Oferta de menos, ninguém vai saber. Então recomendo que você vá testando aos poucos, na sua rotina diária, uma demonstração maior da sua vitrine, para que as pessoas saibam o que oferece. Quando precisar ser lembrado(a), você precisará ser visto(a).
Dicas
- Utilize mais o LinkedIn – uma excelente vitrine profissional. Além de construir um bom perfil destacando seus diferenciais, movimente a rede também. Publique conteúdos, comente dicas ou novidades da sua área de atuação. Faça comentários construtivos também, em cima das suas áreas de interesse, quando alguém da sua rede fizer uma publicação sobre o tema.
- Invista no autoconhecimento – Conhecer bem as suas características, seu perfil profissional, seus diferenciais, suas melhores entregas, seu potencial, tudo isso vai fazer com que você tenha maior clareza para começar a praticar as estratégias de “vender o seu peixe”.
- Avalie o mercado periodicamente – Faça uma avaliação de mercado para saber como você está posicionado(a) em relação ao que atualmente está sendo pedido. Para isso, você pode pesquisar algumas vagas, avaliar os requisitos e refletir sobre os “gaps” – o que está faltando em termos de conhecimento técnico, habilidades e competências, para que você possa desenvolvê-los a tempo de não ficar para trás. A vida é dinâmica!
- Faça networking – Nutrir seu campo de relacionamento pessoal e profissional é imprescindível. As pessoas precisam saber o que você faz e quais são os seus diferenciais, isso pode ampliar muito as suas oportunidades.
- Invista em mentorias – Um investimento em você tem sempre o melhor retorno. E uma visão técnica de alguém de fora pode te ajudar muito a identificar tudo aquilo que você pode desenvolver e o que você pode potencializar, traçando estratégias assertivas para isso.
- Cuide de suas redes sociais – Da mesma forma que estamos focando em dicas para ajudar, também é necessário ficar atento(a) aos assuntos que jogam contra, por exemplo: opiniões polêmicas, destrutivas, com foco no negativo. Isso, além de não ajudar, atrapalha muito sua imagem profissional e é preciso ter muito cuidado.
- Construa um bom currículo e um perfil otimizado no LinkedIn – explore e divulgue suas habilidades técnicas, suas competências comportamentais e os principais resultados do seu trabalho. Foque nos seus destaques.
Essas são as principais dicas que você já pode começar a aplicar e logo já terá bons resultados. Mas lembre-se, marketing pessoal é um exercício diário – tem que ser aplicado constantemente.
Espero ter ajudado!
Desejo sucesso!
Fernanda Massote
Siga no instagram: @fernandamassote.com.br